O Teatro Sesc Napoleão Ewerton São Luis constitui-se como um espaço privilegiado para as diferentes linguagens artísticas de modo a fomentar a produção, a criação, a difusão e a fruição, visando a formação de plateias, artistas, produtores e público em geral.
A capacidade máxima de público do Teatro é de 241 pessoas, sendo 221 lugares para público em geral, 12 poltronas “espaço mais”, 04 lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas e 04 lugares para acompanhantes de pessoas com cadeira de rodas, além de 15 cortesias para o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
O palco o Teatro apresenta boca de cena x ciclorama de 7,50m, sendo 4,34m de altura e 8,50m de largura, e infraestrutura cênica completa: cortina automática e manual, pernas, bambolinas, cortina de fundo, ciclorama retrátil e varas de cenário e luz. Também possui 02(dois) camarins coletivos equipados com banheiros, 01 para até 05 pessoas e 01 camarim para até 20 (vinte) pessoas, entrada para carga e descarga de cenários com 2,10m de altura x 2,00 de largura e entrada para artistas e produção pela lateral. O Teatro Sesc Napoleão Ewerton é o único no Maranhão equipado com sistema completo de audiodescrição.
Teatro no Brasil
O teatro em terras brasileiras nasceu em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários e índios. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis. O primeiro grupo de Jesuítas a desembarcar na Bahia de Todos os Santos, em 1549, era composto por quatro religiosos da comitiva de Tomé de Sousa, entre os quais o padre Manuel da Nóbrega. O segundo grupo de missionários chegou à então Província do Brasil no dia 13 de julho de 1553, como parte da comitiva de Duarte da Costa. No grupo de quatro religiosos estava o jovem José de Anchieta (1534-1597), então com dezenove anos de idade.
A população estimada de 57 mil habitantes era composta por colonos, muitos deles criminosos, e índios em sua maioria de vida nômade. Os jesuítas mantinham os indígenas em pequenas aldeias, isolados de dois terríveis perigos: a vida desregrada e a escravidão impostas pelo homem branco explorador e o consequente retorno ao paganismo. A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se valer dos hábitos e costumes dos silvícolas – máscaras, arte plumária, instrumentos musicais primitivos – para as suas produções com finalidades catequéticas.
Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos). Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua onde mantivessem missões. Assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua tupi, o que fez com sucesso.
Teatro Sesc Napoleão Ewerton São Luis Preços
Os preços variam de acordo com os espetáculos escolhidas. Você pode consulta-los acessando o Facebook ou site do local.
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Horário de Funcionamento Teatro Sesc Napoleão Ewerton em São Luis
- O horário varia de acordo com o espetáculo, verifique a programação do Teatro para confirmar o funcionamento.
Endereço e Telefone Teatro Sesc Napoleão Ewerton em São Luis
- Av. dos Holandeses, Qd 04 – Jardim Renascença – São Luis – MA
- Telefone: (98) 3215-1500