O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão São Luis é um museu localizado na cidade de São Luís, no Maranhão.
Foi fundado no dia 27 de março de 2002. Tem atuação nas áreas de Paleontologia, Arqueologia e Etnologia, com ações voltadas ao conhecimento, valorização e preservação do acervo patrimonial maranhense. Realiza também pesquisas de salvamento, monitoramento e resgate de sítios arqueológicos no Maranhão.
História
Apesar da origem clássica da palavra museu – do grego mouseion – a origem dos museus como locais de preservação de objetos com finalidade cultural é muito mais antiga. Desde tempos remotos o homem se dedica a colecionar objetos, pelos mais diferentes motivos. No Paleolítico os homens primitivos já reuniam vários tipos de artefatos, como o provam achados em tumbas.
Na Grécia Antiga o museu era um templo das musas, divindades que presidiam a poesia, a música, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia. Esses templos, bem como os de outras divindades, recebiam muitas oferendas em objetos preciosos ou exóticos, que podiam ser exibidos ao público mediante o pagamento de uma pequena taxa. Em Atenas se tornou afamada a coleção de pinturas que era exposta nas escadarias da Acrópole no século V a.C. Os romanos expunham coleções públicas nos fóruns, jardins públicos, templos, teatros e termas, muitas vezes reunidas como botins de guerra. No oriente, onde o culto à personalidade de reis e heróis era forte, objetos históricos foram coletados com a função de preservação da memória e dos feitos gloriosos desses personagens. Dos museus da Antiguidade, o mais famoso foi o criado em Alexandria por Ptolomeu Sóter em torno do século III a.C., que continha estátuas de filósofos, objetos astronômicos e cirúrgicos e um parque zoobotânico, embora a instituição fosse primariamente uma academia de filosofia, e mais tarde incorporasse uma enorme coleção de obras escritas, formando-se a célebre Biblioteca de Alexandria.
Ao longo da Idade Média a noção de museu quase desapareceu, mas o colecionismo continuou vivo. Por um lado os acervos de preciosidades eram considerados patrimônio de reserva a ser convertido em divisas em caso de necessidade, para financiamento de guerras ou outras atividades estatais; outras coleções se formaram com objetos ligados ao culto cristão, acumulando-se em catedrais e mosteiros quantidades de relíquias de santos, manuscritos iluminados e aparatos litúrgicos em metais e pedras preciosas. No Renascimento, com a recuperação dos ideais clássicos e a consolidação da humanismo, ressurgiu o colecionismo privado através de grandes banqueiros e comerciantes, integrantes da burguesia em ascensão, que financiavam uma grande produção de arte profana e ornamental e se dedicavam à procura de relíquias da Antiguidade.
Acervo
O acervo do instituto conta com:
- Sala expositiva de Paleontologia: com fósseis e réplicas de espécies pré-históricas encontradas no Maranhão, incluindo dinossauros, como o Oxalaia quilombensis, maior dinossauro carnívoro do Brasil, além de titanossauro, carcharodontosaurus, pterossauro, peixes do Cretáceo do Maranhão, crocodilos Candidodon, entre outros seres que viveram há cerca de 95 milhões de anos.
- Sala expositiva da Arqueologia: artefatos de pedra, objetos cerâmicos utilitários e ritualísticos pré-coloniais e utensílios de louça e artigos de uso pessoal e cotidiano provenientes do período histórico.
- Sala expositiva de Etnologia: objetos de uso diário e cerimonial pertencentes aos grupos indígenas contemporâneos.
- Biblioteca Olavo Correia Lima: disponibiliza a consulta ao seu acervo de cerca de 3000 volumes nas áreas de atuação do órgão.
- Dois laboratórios
Vagas Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão São Luis – Trabalhe Conosco
A Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão São Luis disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.
Horário de Funcionamento Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão em São Luis
- Segunda a Sábado das 08h às 12h e das 14h às 18h
Onde fica, Endereço e Telefone Centro de Pesquisa Arqueologia e História Natural do Maranhão em São Luis
- Rua do Giz, 59 – Praia Grande – São Luís – MA
- Telefone: (98) 3218-9906