A Casa de Cultura Josué Montello São Luis destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Estado. Possui acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, sendo 90% doado pelo escritor maranhense Josué Montello ao governo do Maranhão.
A Casa de Cultura Josué Montello – CCJM se originou a partir de uma doação feita pelo próprio escritor, em escritura pública, em 14 de março de 1983, incluindo obras bibliográficas, documentais e museológicas. Já nessa época, a casa foi integrada à Secretaria da Cultura. Essa situação mudou em 10 de março de 2008 quando o Decreto nº 23.823 aprovou o regimento da SECMA e vinculou a Casa Josué Montello à Secretaria Adjunta da SECMA. Com a incorporação das Secretarias de Cultura e Turismo, ocorrida em 8 de abril de 2016 através do Decreto 31.602, passou a integrar os órgãos da SECTUR.
A razão de existir deste espaço cultural se faz presente, contando com as coleções de obras da biblioteca particular do escritor Josué Montello, acrescentando-se do acervo museológico e documentos pessoais que formam o Arquivo. O acervo, colocado à disposição para consulta, disponibiliza material de referência para artigos, ensaios, teses, monografias e livros em sua própria sede, oferece também o serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias, para usuários cadastrados.
A CCJM destina-se a promover e apoiar estudos, pesquisas e trabalhos, nas áreas da literatura, ciências sociais, história, geografia, enfim, das manifestações artísticas e culturais do Estado, além de guardar e preservar a documentação referente à vida e obra do escritor maranhense Josué Montello.
Casa de Cultura Josué Montello São Luís Acervo
O Acervo da Casa de Cultura divide-se em três categorias:
- Biblioteca: O acervo Bibliográfico da CCJM está constituído da Biblioteca particular do escritor Josué Montello que foi doada através de escritura de doação ao governo do Estado do Maranhão em 1981, quando da criação da CCJM. Ao longo de seus 34 anos o crescimento do acervo se deu através de doções oriundas de instituições e escritores, estimando-se aproximadamente 50.000 exemplares nas diversas áreas do conhecimento, que estão organizados nas seções Maranhense, Montelliana, Acervo geral, Literatura Francesa, periódicos e obras raras.
- Arquivo: O Arquivo pessoal do escritor Josué Montello, está constituído de documentos pessoais, correspondências, originais dos romances, recortes de jornais, fotografias, certificados que vieram da residência do escritor no Rio de Janeiro, inicialmente organizado pela Sra. Ivonne Montello, viúva do escritor. O volume desse acervo é de aproximadamente 47.000 peças (documentos impressos e materiais diversos) distribuídos em: 35.000 (trinta e cinco mil) correspondências pessoais, ofícios, declarações, convites; 1.500 (mil e quinhentas) fotografias; 28 originais dos romances (manuscritos e datilografados) distribuídos em 60 pastas; 10.171 recortes de jornais arquivados em pastas; 219 documentos diversos.
- Museu: Espaço inaugurado em 09 de dezembro de 2016, em que está organizado com exposições temporárias e permanentes o acervo museológico do escritor. Cerca de 3000 peças, constituído de objetos pessoais, peças de vestuário, numismática, livros, troféus, estátuas, iconografia, adornos em vidro, madeira e bronze, material audiovisual, utensílios de decoração e mobília do antigo apartamento que servia de acomodação ao escritor e esposa quando vinham à São Luís.
Casa de Cultura Josué Montello São Luís Serviços
A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR), é uma entidade de caráter público, aberta a toda a comunidade. Seus usuários podem consultar e ler os livros no próprio recinto da CCJM ou retirá-los por empréstimo. Para ter direito ao empréstimo de livros é necessário cadastrar-se. A Casa de Cultura oferece os seguintes serviços:
- Empréstimo: O empréstimo é feito mediante a apresentação da CARTEIRA DE LEITOR DA CCJM. Cada leitor terá direito a levar 3 livros do Acervo com prazo de 7 dias. O acervo disponível para empréstimo estará identificado com a letra C de Circulação na etiqueta de Lombada.
- Devolução: O leitor é o único responsável por todo o material retirado por empréstimo e deverá devolvê-lo dentro dos prazos estabelecidos e nas mesmas condições, repondo a obra em caso de extravio ou dano com o mesmo título ou eqüivalente ao valor do livro emprestado. Para sua garantia, o usuário deverá solicitar o comprovante de devolução das obras que lhe foram emprestadas, assinado pelo funcionário. Em caso do leitor não poder devolver os livros pessoalmente, a devolução poderá ser feita por colega ou familiar.
- Multa: Os livros emprestados que não forem devolvidos na data estipulada estarão sujeitos à multa. Ao pagar a multa, o leitor deverá exigir o recibo assinado pelo funcionário. As multas serão pagas com dinheiro.
- Carteira de Leitor da CCJM: A emissão da segunda via da carteira terá um custo a ser consultado no local.
- Reserva: A reserva de livros será limitada a 3 leitores por título. O leitor será avisado, por telefone, tendo prazo de 24 horas para apanhá-lo. A CCJM não se responsabiliza por números de telefones desatualizados.
- Advertência: Os leitores receberão advertência no cadastro em caso de Atraso na devolução de livros, Duplo cadastro, Não pagamento das multas correspondentes, Dano aos livros e demais obras da CCJM, Apresentação de dados pessoais incorretos e/ou omissão etc. As advertências acarretarão a suspensão do direito de empréstimo até a regularização da situação.
Horário de Funcionamento Casa de Cultura Josué Montello em São Luís
- Segunda a Sexta das 13h às 18h
Endereço e Telefone Casa de Cultura Josué Montello em São Luís
- R. das Hortas, 327 – Centro – São Luís – MA
- Telefone: (98) 3218-9945
Outras informações e site
- Mais informações: www.cultura.ma.gov.br/ccjm