Museu Histórico e Artístico do Maranhão

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) é um museu público localizado na cidade de São Luís, no Solar Gomes de Souza, com a missão de zelar, incentivar e divulgar o patrimônio cultural do estado.

Uma das principais atrações turísticas da cidade, o solar que abriga o museu foi construído em 1836, tendo pertencido inicialmente ao major Ignácio Gomes de Souza, um fazendeiro da região do vale do Itapecuru, e pai do intelectual maranhense e pioneiro na pesquisa matemática no Brasil Souzinha (Joaquim Gomes de Souza).

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Também foi moradia de Alexandre Colares Moreira (senador e vice-governador do Maranhão entre 1902-1904) e de José Francisco Jorge, grande industrial têxtil do Maranhão, que o vendeu ao governo do estado em 1968.

Integram a estrutura do museu: um jardim, a galeria Floriano Peixoto (para exposições de curta exposição), pavimento térreo, pavimento superior (com exposições de longa duração e reconstituição de uma casa do século XIX), teatro Apolônia Pinto e um mirante.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão Acervo

O MHAM abriga o acervo erudito mais importante do estado. É composto por aproximadamente 10.000 mil peças, dentre elas: mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX, o maior acervo de azulejaria de São Luís, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana e acervo documental, incluindo o original da obra de Aluízio de Azevedo, ”O Mulato”, além de uma relevante coleção bibliográfica.

A exposição de longa duração também reconstitui uma “casa de época” na passagem do século XIX ao XX, ambientada de acordo com descrições dos costumes encontradas na literatura maranhense.

O que encontrar no Museu Histórico do Maranhão

São aproximadamente 10.000 mil peças como, porcelana, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana, mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX, azulejaria de origem diversa. Entre os destaques, o original de O Mulato, obra de Aluízio de Azevedo.





O visitante também aproveita o jardim, onde funciona a Galeria Floriano Teixeira. O local é destinado às mostras de curta duração e o nome homenageia o artista plástico reconhecido, internacionalmente, por sua obra. O Mirante tem vista privilegiada das embarcações na Bahia de São Marcos e dos telhados coloniais da capital. Há ainda o Teatro Apolônia Pinto, uma referência à primeira dama do teatro maranhense, nascida em São Luis, em 1854. No local são realizadas palestras, apresentações musicais, teatrais e de dança, além de projeção de vídeos e filmes. Na loja do MHAM, o público encontra souvenires, livros, catálogos do Museu e artesanato maranhense.

O episódio do Conhecendo Museus sobre o Museu Histórico e Artístico do Maranhão apresenta detalhes do acervo reconhecido como a coleção erudita mais importante do Maranhão.

Vagas Museu Histórico e Artístico do Maranhão Fortaleza – Trabalhe Conosco

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão Fortaleza disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Histórico e Artístico do Maranhão em Fortaleza

  • Terça a Sexta das 09h às 16h30 / Sábado das 09h às 15h30 / Domingo das 09h às 13h30

Onde Fica, Endereço e Telefone Museu Histórico e Artístico do Maranhão em Fortaleza

  • R. do Sol, 302 – Centro – São Luís – MA
  • Telefone: (98) 3221-4537

Mapa de localização





Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.